UnB

Sobre a Universidade de Brasília - UnB

A Universidade de Brasília - UnB foi inaugurada, em 21 de abril de 1962, com a promessa de reinventar a educação superior, entrelaçar as diversas formas de saber e formar profissionais engajados na transformação do país. A construção do campus brotou do cruzamento de mentes geniais. 

O inquieto antropólogo Darcy Ribeiro definiu as bases da instituição. O educador Anísio Teixeira planejou o modelo pedagógico. O arquiteto Oscar Niemeyer transformou as ideias em prédios. 

Hoje a UnB possui quatro campi (Brasília, Gama, Ceilândia e Planaltina), todos no Distrito Federal, possui 45.919 estudantes, 3.049 professores e figura entre as 10 melhores universidades do Brasil, sendo a 5a melhor universidade federal pública no QS World University Ranking, e como a 15a melhor universidade da América Latina no Ranking THE 2019. Em termos de publicações, está na 11ª posição no ranking de universidades brasileiras da Clarivate Analytics 2019 . 

A missão da UnB é ser uma universidade  inovadora e inclusiva, comprometida com as finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, integradas para a formação de cidadãs e cidadãos éticos e qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para questões nacionais e internacionais, por meio de atuação de excelência.




No comments:

Post a Comment